sexta-feira, junho 11, 2010


Entrevista!

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Meu curso de pedagogia é a distancia, pois estou fazendo porque para mim é mais em conta. Já seleciono a 15 anos com o curso de magistério com especialização na pré-escola, então preciso fazer esse curso . Estou gostando, só que tudo tem o seu preço, porque sem acompanhamento diário para quem quer aprender se torna muito difícil. As aulas em vídeo são boas, mas sempre procuro assistir com outra pessoa, quer dizer com a professora e coordenadora do Alfredo, escola de Guaratinguetá. Os livros didáticos são ótimos, mesmo com as dificuldades, está sendo muito bom para mim.
Diante dessa dificuldade do ensino a distância fico muito irritada em ver pessoas que pagam para outros fazerem os trabalho, assim não aproveita o ensino e será um péssimo profissional.
Margarete C.S. Billa

quinta-feira, junho 10, 2010


A importância do ensino a distância

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As instituições de ensino a distância tendem a vencer a distância e não cria-la, através das tecnologias interativas, que permite que mais pessoas possam participar em esperiências educativas.

Realçando a responsabilidade das instituições de ensino na fomentação das novas metodologias de ensino on-line, e o papel mais participativo do aluno na sua própria formação.

São simplesmente mecanismo de apoio à auto-aprendizagem, ao ter a sua disposição diversa quantidade de informação, porque não é apenas lerem e terem acesso a sites de internet, é tambem ter a possibilidade de comunicar, fazer perguntas, interagir com os outros alunos, que estão na mesma circunstância.

Noa ultimos anos, vem crescendo o reconhecimento da importância da EAD como alternativa para a formação de professores e outros profissionais.A própria lei de Diretrizes e Bases da Educação trazida pela portaria Ministerial n°2.253 de 18/10/01 estimulou a apresentação de inumeros projetos por diferentes instituições de ensino superior e outros orgãos como secretária da Educação e o próprio MEC.

Fabiana

O objetivo concretizado

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Vantagens e Desvantagens do Ensino à Distância

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Uma grande vantagem do ensino à distância através da Internet é que este tipo de ensino pode ser utilizado por um grupo variado de pessoas que dele necessitam: alunos, estudantes universitários, trabalhadores, bem como por aqueles que querem voltar ao trabalho após um período de ausência.

Um estudante que não pode frequentar a escola, por motivos de doença, tem a oportunidade de acompanhar as aulas em casa e, portanto, não se vê em desvantagem em relação aos seus colegas.
O mesmo acontece com um estudante universitário que passa um semestre ou um ano no exterior: o ensino à distância permite-lhe "assistir" às aulas da sua universidade.

Os trabalhadores podem aumentar e actualizar os seus conhecimentos específicos no seu local de trabalho. Talvez tenham a oportunidade de obter uma licenciatura sem serem prejudicados pelos horários.

A "gestão de tempo flexível" é particularmente importante para as mães que pretendam trabalhar no seu antigo emprego após o fim da licença de parto, visto que o mercado de trabalho muitas vezes sofre alterações drásticas num curto espaço de tempo. Estas pessoas têm a oportunidade de aprofundar as suas capacidades profissionais, enquanto os seus filhos estão no infantário, na escola, ou na cama.

Os estudantes que se encontram muito longe de uma universidade, ou pessoas incapacitadas, têm também agora a possibilidade de estudar. Além disso, pessoas de diferentes escalões sociais, culturais e económicos têm a oportunidade de interagir.

O facto de os cursos se encontrarem disponíveis praticamente em qualquer lugar e durante qualquer período significa que cada vez mais pessoas os podem frequentar.

Os participantes podem trabalhar de acordo com as suas próprias necessidades e concentrarem-se nos conteúdos que realmente precisam ou que têm que aprender. Deste modo, o processo de aprendizagem é melhorado, enquanto que a motivação e a memória são aperfeiçoados.

Os computadores utilizados no ensino à distância aumentam a flexibilidade e a interacção. Além disso, os custos relativos aos estabelecimentos educacionais permanentemente disponíveis podem ser reduzidos.

Outra vantagem é o facto de os "oradores convidados" poderem ser integrados sem a necessidade de estarem presentes.

Uma vez que a organização da disciplina, incluindo a interacção entre alunos, dispensa a presença de um professor convencional, esta pode ser continuamente acompanhada e aperfeiçoada por outros professores e colaboradores.

Em comparação com os métodos de estudo convencionais, o ensino à distância requer um elevado grau de maturidade e compromisso por parte dos alunos. A ausência destes prérequisitos poderá ser uma desvantagem.
Às vezes os alunos têm dificuldades em saber quais são os conteúdos importantes. Além disso, muitos deles precisam de ajuda para organizar o seu estudo e os seus horários.

Deve ter-se em conta que o sucesso de um curso depende do equipamento usado na sua aprendizagem. Se o equipamento for inadequado, o curso pode falhar. Alguns estudantes têm pouco ou nenhum acesso ao equipamento informático necessário, ou não possuem conhecimentos básicos de informática e, por conseguinte, a motivação necessária para trabalhar com sucesso.
Como resultado, alguns estudantes evitam fazer parte destes cursos, ou concentram-se preferencialmente nos seus problemas tecnológicos, em vez de se debruçarem sobre o método de aprendizagem. Na maior parte das vezes, os alunos que possuem um equipamento informático mais avançado têm mais probabilidades de sucesso.

No que respeita ao relacionamento entre os estudantes, deve ter-se em atenção que o ensino à distância não inclui a motivação e a competição que resultam do contacto entre alunos. O mesmo acontece com a interacção aluno-professor.

Os cursos disponíveis não são suficientemente flexíveis, uma vez que não incluem os imprevistos da disciplina, dificuldades na compreensão e reacção dos alunos. A espontaneidade deixa de existir.

O ensino à distância oferece ao professor um novo desafio: o seu método de ensino deve ir ao encontro das necessidades e expectativas dos vários participantes. O professor deverá também fazer um esforço para compreender as capacidades e necessidades dos estudantes, sem o contacto pessoal e a experiência directa de trabalho com os participantes do curso.

quarta-feira, junho 09, 2010


Pela web, projeto capacita professores ao mundo digitaL

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Aulas gratuitas estão disponíveis para qualquer professor do Brasil


Cada vez mais, PCs estão invadindo as salas de aula. O difícil tem sido os professores acompanharem o ritmo dos alunos, que já nascem com as mãos no teclado e com os olhos nos monitores. Por isso, a Intel tem um projeto mundial que pretende ajudar os professores a utilizar melhor a informática no seu dia-a-dia, e transformar o PC em um instrumento fundamental no processo de aprendizagem.

“Em um primeiro momento é pensar como é que eu consigo adicionar elementos de tecnologia na sala de aula e aí ela vira não necessariamente a sala de aula física. Adicionar esses elementos à sala de aula, para que ele possa trabalhar junto com os alunos para que eles possam construir o conhecimento, ou de matemática, ou de português, ou de física, ou dos três juntos. Que é uma proposta, digamos, mais moderna”, diz Rubem Saldanha, Gerente de Educação da Intel

O Projeto Elementos foi lançado no início do ano na versão em inglês. Agora, quatro meses depois, chega por aqui na versão em português. E não foi só a tradução de algumas adaptações para a realidade brasileira que fizeram parte do processo.

“A gente trabalha com professores locais aqui de universidade, estudantes de doutorado na área de educação e tecnologia para que eles possam fazer adaptações inclusive nos parâmetros curriculares nacionais, que é o nosso guia na área de educação”, explica Rubem Saldanha, Gerente de Educação da Intel

São 5 módulos, cada um com 16 horas. E as aulas online e gratuitas estão disponíveis para qualquer professor do Brasil, tanto no Portal do Professor do MEC quanto no site da Intel. Para fazer parte, basta se cadastrar e seguir os passos na tela. Quer saber os links? Então acesse os endereços que publicamos no início do tela.
fonte: site olhar digital

terça-feira, junho 08, 2010


A Favor ou Contra?

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Eduacação a distâcia é um método de ensino onde o aluno e o professor ficam separados utilizando meios tecnológicos para promover o aprendizado. Porém para que o curso a distância seja bem aproveitado é muito importante que haja um grande comprometimento por parte dos alunos.
A discussão ensino presencial ou não presencial está cheia de preconceitos. Ambos são necessários, têm vantagens e desvantagens e, quando combinados, nos oferecem melhores resultados.
O que quero levantar é se você é a favor ou contra a educação a distância? Deixe aqui o seu comentário!

Ensino a distância - Jornal Nacional

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Luciana

domingo, junho 06, 2010


Um pouco de história

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O ensino a distância tornou-se possível a partir do momento em que o homem utilizou a linguagem escrita. Longe de epístolas de São Paulo ou tempo ainda remoto: das cartas de Platão, acreditamos que essa modalidade de ensino e educação tenha suas origens nas experiências iniciadas na Europa no século XVIII.
Contudo, é mais especificamente no séc. XIX que essa modalidade de ensino começa a se firmar. No ano de 1895, temos a fundação da primeira escola de línguas por correspondência, em Berlim. Em 1891, Thomas Foster inicia o Internacional Correspondece Institute e, em 1982, o reitor William Haper cria a Divisão de Ensino por correspondência no Departamento de Extensão da Universidade de Chicago. Daí em diante, muitas escolas nasceram com a finalidade; porém, é só no séc. XX que ela de fato consolida. Esta seria uma primeira geração do chamado ensino a distância.
A segunada geração pode ser considerada aquela das transmissões radiofônica e televisas.
A terceira geração é a que vivemos hoje, pois o avanço tecnológico traz para dentro das escolas e universidades as mais diversas tecnologias de transmissão e recepção de informação (CD-ROM, Internet, fibra ótica, microondas, satélites etc.).
A quarta geração virtual, exatamente aquela que introduzimos hoje em algumas instituições brasileiras, não como substituta do ensino presencial, porém, como coadjuvante no processo de ensino-aprendizagem.
No Brasil a Educação a Distância(EAD) nasceu no séc. XX. Para Saraiva (1996), a EAD tem início no Brasil entre 1922 e 1925, com Roquete Pinto e a rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a partir da inserção de trechos da programação dedicados à radiofusão da cultura, com finalidade de ampliar o acesso à Educação. Em seguida, temos algumas experiências feitas pela Marinha e pelo Exército brasileiro, pelo Instituto Rádio Monitor, criado em 1939, assim como pelo Instituto Universal Brasileiro, fundado em 1941. Estes últimos existem ainda hoje. A estes seguiram-se outras iniciativas, tais como Projeto Minerva, nadécada de 70, as tevês educativas, como Fundação Padre Anchieta, em São Paulo, e a Fundação Educacional Pe. Landell de Moura. Vale citar o Telecurso 2º grau, o Telecurso 1º grau e o Telecurso 2000, iniciativas da Rde Globo de Televisão que contamcom o apoio das tevês educativas e, finalmente, o IOB - Informações Objetivas, orgãos voltado para a área de serviços.
A Educação a Distancia, seja praticada pela forma impressa, eletrônica ou ambas, constitui-se numa garantia de acesso ao saber para as populações de regiões longínquas. Pode vir a ser, inclusive, a garantia de uma educação permanente ou continuada, que assegure ao indivíduo sua atualização profissional e seu progresso social.
Referência bibliografica -
CHERMANM, Mauricio.Educação a distância. São Paulo, 2000.