domingo, junho 06, 2010


Um pouco de história

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O ensino a distância tornou-se possível a partir do momento em que o homem utilizou a linguagem escrita. Longe de epístolas de São Paulo ou tempo ainda remoto: das cartas de Platão, acreditamos que essa modalidade de ensino e educação tenha suas origens nas experiências iniciadas na Europa no século XVIII.
Contudo, é mais especificamente no séc. XIX que essa modalidade de ensino começa a se firmar. No ano de 1895, temos a fundação da primeira escola de línguas por correspondência, em Berlim. Em 1891, Thomas Foster inicia o Internacional Correspondece Institute e, em 1982, o reitor William Haper cria a Divisão de Ensino por correspondência no Departamento de Extensão da Universidade de Chicago. Daí em diante, muitas escolas nasceram com a finalidade; porém, é só no séc. XX que ela de fato consolida. Esta seria uma primeira geração do chamado ensino a distância.
A segunada geração pode ser considerada aquela das transmissões radiofônica e televisas.
A terceira geração é a que vivemos hoje, pois o avanço tecnológico traz para dentro das escolas e universidades as mais diversas tecnologias de transmissão e recepção de informação (CD-ROM, Internet, fibra ótica, microondas, satélites etc.).
A quarta geração virtual, exatamente aquela que introduzimos hoje em algumas instituições brasileiras, não como substituta do ensino presencial, porém, como coadjuvante no processo de ensino-aprendizagem.
No Brasil a Educação a Distância(EAD) nasceu no séc. XX. Para Saraiva (1996), a EAD tem início no Brasil entre 1922 e 1925, com Roquete Pinto e a rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a partir da inserção de trechos da programação dedicados à radiofusão da cultura, com finalidade de ampliar o acesso à Educação. Em seguida, temos algumas experiências feitas pela Marinha e pelo Exército brasileiro, pelo Instituto Rádio Monitor, criado em 1939, assim como pelo Instituto Universal Brasileiro, fundado em 1941. Estes últimos existem ainda hoje. A estes seguiram-se outras iniciativas, tais como Projeto Minerva, nadécada de 70, as tevês educativas, como Fundação Padre Anchieta, em São Paulo, e a Fundação Educacional Pe. Landell de Moura. Vale citar o Telecurso 2º grau, o Telecurso 1º grau e o Telecurso 2000, iniciativas da Rde Globo de Televisão que contamcom o apoio das tevês educativas e, finalmente, o IOB - Informações Objetivas, orgãos voltado para a área de serviços.
A Educação a Distancia, seja praticada pela forma impressa, eletrônica ou ambas, constitui-se numa garantia de acesso ao saber para as populações de regiões longínquas. Pode vir a ser, inclusive, a garantia de uma educação permanente ou continuada, que assegure ao indivíduo sua atualização profissional e seu progresso social.
Referência bibliografica -
CHERMANM, Mauricio.Educação a distância. São Paulo, 2000.

2 comentários:

Luciana Giordani disse...

Essa parte historica é muito interessante.
Adorei Margarida

Turma: Fabiana, Andreia, Aline, Alessandra, Luciana, Antonia disse...

Percebe-se com toda a história que a educação é um método de possibilitar a todos o conhecimento de algo ou alguma coisa.Nos dias de hoje,tudo é valido para integrar a educação com a sociedade.

Andréia.

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